O TDAH ocorre em 3-5% das crianças em idade escolar. Começa antes dos 12 anos de idade e pode continuar até a idade adulta, sendo também muito comum descobrir que um dos pais sofre da mesma doença.
Crianças com TDAH costumam ter:
- Dificuldade em prestar atenção, distração fácil;
- Falta de atenção aos detalhes, erros de tarefa;
- Desordem em cadernos, mochilas;
- Perda de material escolar e esquecimento de entregar a lição de casa;
- Dificuldade em concluir trabalhos e tarefas escolares;
- Dificuldade em organizar seu trabalho e atividades;
- Dificuldade em ouvir;
- Dificuldade em cumprir pedidos;
- Impaciência (por exemplo, responda antes que a pergunta seja concluída);
- Inquietação - incapaz de ficar parado;
- Interrupções frequentes nas conversas de outras pessoas;
- Dificuldades em sistematizar rotinas em casa;
- Eles ficam facilmente entediados com atividades que realizam com entusiasmo (esportes, arte, idiomas, etc.).
No nível escolar, o TDAH condiciona o desempenho do aluno
Existe a sensação de estar diante de uma criança que está nos provocando, porque ela é capaz, mas não tem desempenho no seu nível.
Sem o tratamento adequado, ela ficará para trás nos estudos e pode perder seus amigos. Isso gera um circuito de interação negativa na família, onde se tenta corrigir as faltas escolares com proibições constantes que, em vez de atingirem um melhor desempenho, geram um vínculo tenso e doloroso entre pai e filhos.
Esse contexto, sustentado ao longo do tempo, atinge apenas a baixa autoestima e um ambiente emocional propício ao aparecimento de transtornos emocionais, abuso de substâncias e fracasso crônico.
Elevado percentual de crianças com TDAH expressa-se com severas dificuldades para cumprir as instruções e aceitar as orientações escolares e sociais, sendo difícil controlar supostos comportamentos dos pais que convivem com um desafio constante com os filhos.
Por esse motivo, é importante consultar um psiquiatra que possa diagnosticar o transtorno e implementar a terapia adequada.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.