Cerca de 60 a 85% das mulheres podem apresentar alguns sintomas de aparência depressiva nos primeiros dias de pós-parto, que podem estar associados às alterações químicas que as alterações hormonais e a nova situação produzem no cérebro. O cansaço e a falta de sono podem desempenhar um papel neste distúrbio.
A sensação contínua de tristeza, ansiedade e cansaço que dificulta a realização das tarefas diárias de cuidado e autocuidado do bebê é chamada de depressão pós-parto. Ele afeta 10-20% das mulheres no puerpério durante o primeiro trimestre de nascimento. É caracterizada por apresentar sintomas semelhantes aos da depressão.
Seu aparecimento é mais frequente em gestantes muito jovens, em mulheres com histórico de depressão ou em situações anteriores com tendência à depressão de memória.
Quais são os sintomas?
Tristeza profunda com sensação de vazio ou desesperança diante da nova situação que envolve chorar com mais frequência do que o normal.
Ansiedade, com frequentes oscilações de humor que provocam irritabilidade e inquietação, chego até a chorar sem motivo aparente.
Cansaço excessivo que faz com que a mãe durma mais do que o normal ou insônia.
Falta de interesse em realizar atividades que possam levar ao isolamento sociofamiliar, gerando até problemas de vínculo com o novo filho.
Falta de apetite.
Falta de concentração.
Medos e dúvidas sobre sua habilidade como mãe.
Pensamentos autodestrutivos ou em relação ao bebê.
Como a família pode ajudar o casal?
É provável que familiares e amigos sejam os primeiros a reconhecer os sintomas de depressão pós-parto em uma mulher que acabou de dar à luz e são eles que devem soar o alarme para receber assistência médica especializada, onde fazem o diagnóstico e recebem o tratamento de que você precisa.
Qualquer mulher pode sofrer de depressão durante a gravidez ou após o parto. Isso não significa que ela seja uma mãe ruim ou incapaz.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.