Os traços que podem sugerir depressão em crianças são diferentes do que podemos ver em adultos. Nestes aparece como tristeza acentuada e prolongada, mas nas crianças evidencia-se como isolamento e distúrbios do sono.
Atenção aos traços de depressão em crianças
Eles têm mudanças de humor;
Eles têm mudanças de comportamento;
Eles mostram irritabilidade e agressividade;
Eles não conseguem dormir bem, não conseguem dormir;
Eles sentem que não podem realizar suas atividades normais, que não podem participar da vida doméstica;
No caso de bebês e crianças que não sabem falar verbalmente, não querem comer, ficam com raiva, sentem-se incomodados em estar em casa.
Essas circunstâncias podem predispor a situações de violência e agressão, e até mesmo ao uso de drogas.
O melhor tratamento para depressão infantil
O lar é a principal fonte de apoio para a prevenção e tratamento dos estados depressivos em crianças.
É fundamental os pais dedicarem o seu tempo. Sentar com eles, conversar com eles, brincar com eles. Eles precisam que suas idéias, seus sonhos e seus planos sejam ouvidos. Permitir que crianças e adolescentes participem de ações e decisões em casa que os façam sentir-se úteis.
Essa aproximação pode impedir a criança de entrar em estados depressivos, ficar sozinha, calada e ficar muito tempo na frente de aparelhos eletrônicos.
Se você notar qualquer uma das mudanças listadas em seu filho, a recomendação imediata é levá-lo ao médico para descobrir se ele está entrando em um estado de depressão e agir.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.