Caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH, DDA) é considerado um transtorno neurobiológico, com bastante associação hereditária. Para simplificar: entenda que, nesta condição, áreas cerebrais que cuidam da atenção, do controle motor e dos impulsos são/estão disfuncionais, trazendo os sintomas.
Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas mostram-se na infância ou na adolescência.
Porém, com tantos estudos nesta área, temos descoberto outras trajetórias possíveis, com o início da condição também na idade adulta.
Daqueles que tiveram o diagnóstico na infância/adolescência, 60-65% manterão os sintomas na vida adulta, por vezes com intensidades e características diferentes da primeira fase da vida.
Assim, ao falar de TDAH em adultos, estaremos preocupados com os desempenhos acadêmicos e profissionais, com as relações interpessoais estabelecidas/conseguidas, com uso e abuso de substâncias e, até mesmo, criminalidade.
Esses indivíduos, quando não tratados ou mal tratados, são vistos como instáveis, têm dificuldade de seguir rotina, apresentam esquecimentos frequentes, cometem erros que podem trazer grandes consequências no trabalho, sentem-se muito cansados ao desenvolverem tarefas que outras pessoas fariam com menos “energia”, podem ter dificuldade ao planejar e completar projetos, dentre outras apresentações.
Não tente se auto diagnosticar! Se você nota algum dos sintomas, busque avaliação profissional.
Você pode viver muito melhor, após o diagnóstico bem feito e um bom tratamento.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.
Para agendar uma consulta via WhatsApp clique aqui!