A ansiedade é um sentimento de inquietação. Todos ficamos ansiosos quando nos deparamos com uma situação estressante, por exemplo, um exame ou uma entrevista, ou devido a uma preocupação, como uma doença. Também é normal que você se sinta ansioso ao se deparar com uma situação difícil ou perigosa. Muitas vezes, a ansiedade leve pode ser benéfica e positiva, especialmente se você trabalhar melhor sob pressão.
É considerado um transtorno de ansiedade quando é crônico, grave e interfere nas atividades diárias. A ansiedade excessiva costuma estar associada a outros problemas de saúde mental, como a depressão.
Os diferentes tipos de ansiedade:
Transtorno de ansiedade generalizada
É definido como medo e preocupação generalizados e excessivos que ocorrem na maioria dos dias da semana por pelo menos seis meses. Além das dificuldades para controlar esses pensamentos negativos, as pessoas com esse transtorno podem ter problemas para dormir, inquietação, dificuldades de concentração e irritabilidade.
Transtorno de ansiedade social
Às vezes referido como fobia social, o transtorno de ansiedade social é caracterizado por medos irracionais relacionados a situações sociais, como o medo de ser julgado ou humilhado, ou o medo de ofender outras pessoas não intencionalmente. Pessoas com transtorno de ansiedade social podem evitar situações sociais como forma de lidar com a situação ou podem se ver repetindo constantemente as interações em sua mente após o fato.
Transtorno de pânico
Uma pessoa com transtorno de pânico pode, repentinamente, experimentar períodos de medo intenso, conhecidos como ataques de pânico. Os ataques de pânico podem ser desencadeados por algo e também podem acontecer sem motivo aparente. Os ataques de pânico geralmente duram de 5 a 10 minutos, mas podem durar mais.
Transtorno obsessivo-compulsivo
A pessoa que tem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode ter obsessões e / ou compulsões frequentes que causam ansiedade. Os sintomas do TOC variam de leves a graves e incluem obsessões (ideias recorrentes que produzem angústia ou ansiedade) e compulsões (ações ou rituais considerados necessários para neutralizar as obsessões).
Transtorno de estresse pós-traumático
O transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer após experimentar ou testemunhar um evento traumático. Os sintomas incluem ansiedade, que pode ir e vir, bem como pensamentos, memórias, imagens, sonhos ou flashbacks angustiantes do evento traumático. Ele pode se desenvolver muitos anos após o evento traumático.
Com tantos tipos de transtornos de ansiedade - e transtornos adjacentes à ansiedade - é importante obter um diagnóstico correto para seguir um método de tratamento adequado.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.