Hoje vamos falar sobre o TESTE TESTE.
Sem dúvida, essa pandemia desencadeou vários sentimentos ou emoções nas pessoas, alguns não tão bons para a saúde, por exemplo, estresse, ansiedade e até depressão.
É fato que o distanciamento social continuará sendo uma das principais medidas preventivas para o enfrentamento da COVID-19. No entanto, a ansiedade que essa falta de convivência com outras pessoas pode desencadear deve ser tratada como tal, por isso neste post falarei sobre os mitos e verdades da ansiedade causada por não termos contato com mais pessoas.
Mito ou verdade: se tenho ansiedade pelo distanciamento, há algo de errado comigo?
Ocasionalmente sentir ansiedade é normal. No entanto, quando uma pessoa começa a ter preocupações, bem como medos intensos, excessivos e persistentes sobre as situações cotidianas, pode ser que esteja desenvolvendo um transtorno de ansiedade. Isso é o que aconteceu com muitas pessoas durante o distanciamento social. Leve em consideração que os transtornos de ansiedade ocorrem em episódios repetidos e são caracterizados por sentimentos espontâneos de intensa ansiedade e medo ou terror, que atingem um nível máximo em questão de minutos.
Mito ou verdade: se for temporário, devo ignorar o sentimento?
Se esses episódios de ansiedade são constantes, a ponto de talvez se tornarem um transtorno, sugiro que consulte um especialista se: estiver excessivamente preocupado e esse sentimento começar a interferir no seu trabalho, nos seus relacionamentos e em outros aspectos da sua vida. Se você está deprimido, ou está consumindo mais álcool do que o normal.
Mito ou verdade: atividade física cura a ansiedade?
A atividade física regular e os exercícios podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o humor, então se você acha que o distanciamento social está gerando um pouco de ansiedade, aconselho que procure e encontre uma atividade que envolva movimento, pode ser uma dança ou exercício, rotinas nas quais você se move pelo interior de sua casa. Se tem um pátio, não hesite em respirar ar puro e exercitar-se nesse espaço.
Mito ou verdade: iniciar uma nova atividade ajuda a distraí-lo da ansiedade?
Começar uma nova atividade ou fazer algo para outras pessoas te dá um propósito, que é justamente ajudar, isso pode gerar sentimentos positivos em sua mente, e se torna uma forma diferente de combater a ansiedade. O que pode fazer? Envie mensagens de texto ou faça ligações para saber como estão seus amigos, familiares e vizinhos, especialmente se forem adultos mais velhos.
Quero lembrar que quando os sinais e sintomas de ansiedade duram vários dias seguidos, é sempre aconselhável procurar ajuda profissional.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.
Para agendar uma consulta via WhatsApp clique aqui!