É normal sentir-se ansioso às vezes, especialmente se sua vida for estressante. No entanto, ansiedade e preocupação excessivas e contínuas, difíceis de controlar e que interferem nas atividades diárias, podem ser um sinal de transtorno de ansiedade generalizada.
É possível ter transtorno de ansiedade generalizada na infância ou na idade adulta. O transtorno de ansiedade generalizada tem sintomas semelhantes aos do pânico, do transtorno obsessivo-compulsivo e de outros tipos de ansiedade, mas são condições diferentes.
Viver com transtorno de ansiedade generalizada pode ser um desafio de longo prazo. Em muitos casos, ocorre em conjunto com outros transtornos de ansiedade ou emocionais. Na maioria dos casos, o transtorno de ansiedade generalizada melhora com psicoterapia ou medicação. Também pode ser útil fazer mudanças no estilo de vida, aprender a lidar com desafios ou situações e praticar técnicas de relaxamento.
Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada podem variar:
Ansiedade e preocupação excessivas focadas em uma ampla gama de eventos e situações;
Dificuldade em controlar este estado de preocupação constante;
É acompanhada por sintomas como inquietação, fadiga precoce, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e distúrbios do sono;
Dificuldade em controlar ou esquecer as preocupações constantes, que causam desconforto subjetivo ou deterioração no social, no trabalho ou em outras áreas importantes da vida, sem poder dedicar a atenção necessária às tarefas que estão realizando;
A intensidade, duração ou frequência do aparecimento da ansiedade e das preocupações são claramente desproporcionais às possíveis consequências que podem surgir da situação ou evento temido.
Pode haver momentos em que as preocupações não o consumam completamente, mas você ainda se sente ansioso, mesmo que não haja motivos óbvios. Por exemplo, você pode sentir grande preocupação com sua segurança ou com a segurança de seus entes queridos, ou pode sentir que algo ruim está para acontecer com você.
Sua ansiedade, preocupação e sintomas físicos lhe causam considerável sofrimento social, profissional e em outras áreas de sua vida. As preocupações podem mudar de uma preocupação para outra e podem variar com o tempo e a idade.
Em que casos devo procurar ajuda médica?
Um pouco de ansiedade é normal, mas consulte seu médico nos seguintes casos:
Você sente que se preocupa demais e que isso interfere no seu trabalho, nos seus relacionamentos ou em outros aspectos da sua vida;
Você se sente deprimido ou irritado, tem problemas com álcool ou drogas ou tem outros problemas de saúde mental além da ansiedade;
Se você tiver pensamentos ou comportamentos suicidas, procure atendimento urgente imediatamente;
É improvável que suas preocupações desapareçam por si mesmas e podem até piorar com o tempo. Procure a ajuda de um profissional antes que sua ansiedade aumente. Pode ser mais fácil tratá-lo no início.
Olá, meu nome é Sabrina de Carvalho e sou médica psiquiatra. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Meu consultório especializado em Psiquiatria, está localizado no bairro Bela Vista na cidade de São Paulo.